FCSH FORMA GUIAS DE TURISMO NA ILHA DE MOÇAMBIQUE
Encontra-se a decorrer na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Lúrio (UniLúrio), um curso de formação de guias de turismo direccionado aos profissionais que exercem esta actividade, a partir deste ano, na bicentenária cidade da Ilha de Moçambique.
A formação, a decorrer até ao final desta semana, teve início a 30 de Maio do ano corrente e tem como objectivos capacitar, reciclar e munir os guias desta cidade, de competências profissionais para a melhoria da prestação de serviços de guia dos turistas que a visitam.
Esta formação insere-se no âmbito da implementação do memorando de entendimento assinado entre a Universidade Lúrio e a UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), para apoiar o Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique (CMCIM), que, dentre outras actividades, prevê a implementação de um programa de capacitação e de interligação dos guias turísticos da Ilha de Moçambique.
De acordo com Armando Chiluvane, Coordenador do Curso de Turismo e Hotelaria na FCSH, que também frequenta este curso, a capacitação “chegou numa boa altura, pois, a formação veio a esclarecer a diferença entre informar e interpretar os recursos turísticos. O que anteriormente se verificava é que maior parte dos guias informava e não interpretava e, isso é notável ao longo das aulas práticas”.
A formação, com a duração de (8) dias úteis, está a ser orientada pelo Prof. Doutor Victor Ambrósio, docente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), em Portugal, desde 1991, ano da fundação desta instituição.
Prof. Doutor Victor Ambrósio também lecciona em vários programas de Mestrado e Doutoramento de outras instituições de ensino superior e, tem uma larga experiência de trabalho como Promotor Turístico e Guia-Intérprete Nacional. É Bacharel em Turismo pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) pela Universidade de Lisboa e, Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Nova de Lisboa. Tem publicado em diferentes Revistas Científicas, sendo a sua principal área de investigação o Turismo Religioso e Itinerários Turísticos.
Os formandos estão satisfeitos com a capacitação, pois, ajudará a melhorar o desempeno dos mesmos e irá abrir novos horizontes para esta importante actividade na Ilha de Moçambique.
“A formação está a decorrer bem; foi com satisfação que recebi a informação de que a faculdade ia oferecer esse curso. O curso é muito importante para mim. Tivemos um curso igual em 2011 oferecido pela UNESCO, mas precisamos de actualizar os nossos conhecimentos” – disse Edrisse N´sesere, guia turístico da Ilha de Moçambique,
João Salavessa, Director da FCSH, afirma que estas iniciativas são para ser continuadas e desenvolvidas de forma sustentável, para que haja uma efectiva contribuição e impacto positivo da faculdade no desenvolvimento da região e do país, razão primária do projecto de criação da FCSH na Ilha de Moçambique.