Secretária de Estado do Turismo de Portugal visita CEDIM
No âmbito das actividades viradas para a internacionalização e promoção do turismo na Ilha de Moçambique, a Universidade Lúrio (UniLúrio), recebeu recentemente, nas instalações do CEDIM (Centro de Estudos e Documentação da Ilha de Moçambique) a visita da Embaixadora de Portugal, Maria Amélia Paiva e da Secretária do Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
Falando no evento, a Embaixadora de Portugal, encantada com aquela visão paradisíaca (sua naturalidade a tranquilidade) disse que “estou aqui precisamente para ver como podemos cada vez mais trabalhar em conjunto, nomeadamente na parte do turismo e desenvolver projectos em comum, com objectivo de desenvolver a Ilha de Moçambique”.
“Foi fantástico vir ao terreno para identificarmos os projectos que podemos desenvolver em conjunto e acho que só temos todos a ganhar com isso, quer Portugal quer Moçambique” - disse.
Maria Amélia Paiva teceu tal comentário ciente de que “o turismo em todo o território é para ser de facto um instrumento de mobilização e de criação de emprego”.
Por outro lado, o Magnífico Reitor da UniLúrio, Francisco Noa, fez uma breve apresentação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), explicando que “o facto de estarmos na Ilha (nosso património histórico, um património cultural e arquitectónico) é porque como faculdade procuramos concorrer não só para a preservação da Ilha, mas também fazer da Ilha um pólo de desenvolvimento”.
Contextualizando a visita da Secretária do Estado do Turismo, Francisco Noa explicou que “surgiu esta oportunidade porque a Secretária de Estado do Turismo, de Portugal, mostrou interesse em nos visitar […] e vamos desenvolver uma cooperação muito estreita em relação aos projectos que têm sido desenvolvidos em Portugal”.
“Ao abrirmos a nossa FCSH, pensamos na ideia de não só resgatarmos toda história, toda a cultura, todas as publicações que são feitas, todo o conhecimento em relação à Ilha de Moçambique, mas também de toda a região, por isso temos o CECROI que é exatamente para apanhar essa constelação de lugares que culturalmente se identifica com a ilha de Moçambique” – Explica Noa.
Para a Secretária de Estado do Turismo, visitar a o CEDIM insere-se na criação e/ou fortificação de parcerias, com objectivo de impulsionar o turismo, desenvolvendo projectos que permitam a redescoberta da memória da Ilha, que é fundamental para entendermos o passado e melhor projectarmos o futuro.