Programa um estudante uma família
Autores:
Eusébio Chaquisse, MD, MIH
Paulo Pires, MD, CFM
Contribuições:
Celso Belo, MD
Celso Bila, MD
César Faria, MA
Elisabete Catarino, Lic
Teresa Munguambe, Lic
A Iniciativa Um Estudante uma Família 2007
A constatação da ausência de espaços e oportunidades de formação e exercício prático dos conteúdos, para a preparação profissional mais completa por parte de Docentes, investigadores e demais profissionais do subsistema do ensino superior, conduziu à formulação de práticas que se constituiram numa nova maneira de estar do profissional de ensino na Universidade Lúrio.
Logo após o início da actividade lectiva em 2007 foi concebida e materializada a abordagem que na relação Universidade – Comunidade, implicou a aproximação e interacção com a população circunvizinha do espaço onde se estabelece a Faculdade de Ciências de Saúde.
O sucesso da interacção programada com a comunidade levou à sistematização do processo que implicou a orientação das aulas teóricas para conteúdos perceptíveis e consequente facilidade de apreensão e implementação prática nas visitas às famílias no seio da comunidade.
A apropriação deste modo de estar, dando corpo à Visão e Missão da UniLúrio, ainda em 2007, conduziu à adopção de uma prática denominada Iniciativa Um Estudante Uma Família (Um-EF), consolidada em Programa do Departamento de Investigação e Pós-Graduação em 2010.
A Iniciativa começou por um processo de consultas a diferentes instituições ligadas à educação e ao desenvolvimento das Províncias da região Norte do país, por forma a garantir que as orientações para o estabelecimento dos programas, aproximam a realidade das necessidades das comunidades abrangidas, tendo em conta os conteúdos curriculares das disciplinas leccionadas pela Faculdade. O programa tem como pressuposto uma ligação duradoura e mutuamente vantajosa entre o futuro profissional e a comunidade.