Exposição "Configurações (Im)prováveis"
Museu Nacional de Etnologia - Nampula
Quinta-Feira, 05 de Abril de 2018
10H00
Entre os dias 5 de Abril e 5 de Julho de 2018, estará patente no Museu Nacional de Etnologia, em Nampula, a exposição “Configurações (im) prováveis”, fruto de uma organização conjunta da Universidade Lúrio, do Camões, I.P. e do Museu Nacional de Etnologia.
Esta exposição, concebida e produzida pelo Centro Cultural Português em Maputo, com a participação da ANIMA na criação da sua identidade visual, pretende homenagear a obra literária dos escritores moçambicanos Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa. Nesse sentido, integra fotografias de Filipe Branquinho e Mauro Pinto, que inspiraram o seu trabalho fotográfico nas obras dos dois consagrados escritores.
A inauguração da exposição terá lugar no dia 5 de Abril, às 10h00, no Museu Nacional de Etnologia, contando com a participação do escritor Ungulani Ba Ka Khosa, que irá fazer, em Nampula, o lançamento da sua última obra, Gungunhana.
Estarão, na cerimónia de inauguração, representados os vários parceiros que apoiaram a dinamização do programa paralelo de visitas à exposição durante o tempo em que estará patente no Museu.
Informação sobre a exposição:
Os escritores moçambicanos Paulina Chiziane e Ungulani Ba Ka Khosa marcam, de forma indelével, o panorama da literatura moçambicana e africana em língua portuguesa. Em 1987, Ungulani Ba Ka Khosa publicou “Ualalapi”, romance sobre o passado colonial e sobre Ngungunhane que foi considerado um dos 100 melhores livros da literatura africana do século XX. Paulina Chiziane é a primeira escritora moçambicana negra. Em obras como “Niketche - uma história de poligamia” retrata a vida das mulheres africanas.
A riqueza literária e cultural das obras destes autores incita não apenas à leitura das obras mas também ao estudo de relações entre a escrita literária e outras práticas artísticas.
Para esta exposição, produzida em Maputo, convidou-se Filipe Branquinho e Mauro Pinto, fotógrafos com um percurso internacional, a trabalhar a obra de um deste escritores. Surgem, assim, duas séries de cinco fotografias: Mauro Pinto visita a obra de Paulina Chiziane, as mulheres moçambicanas e o seu papel em práticas tradicionais; Filipe Branquinho lê Ungulani Ba Ka Khosa, recria espaços a partir do ponto de vista de personagens e, no seu trabalho, evoca a história e a memória de Moçambique.
Cada série forma uma narrativa. E neste espaço de ficção, fotografia e texto entrelaçam-se de novo, pois cada fotografia coabita com um excerto literário que remete para possíveis leituras. Geram-se, assim, configurações que nos apontam novos caminhos, alguns dos quais aparentemente improváveis.