Funcionários formados em empreendedorismo social
Anifa Assane - Responsável do Projecto CADI
O Centre for Academic Development and Innovation (CADI) formou, de 4-8 de Junho, no Campus Universitário de Marrere, cerca de trinta funcionários da UniLúrio em matérias de empreendedorismo social. Isso faz parte do projecto UDI – África, uma parceria entre universidades europeias e africanas, virada para a capacitação de quadros em desenvolvimento de projectos de carácter científico, pedagógico e social.
A Dra. Anifa Assane, Responsável do projecto CADI, fez uma avaliação positiva desse evento, e diz que o mesmo serviu de alicerce para os participantes, porque conseguiu abrir as suas mentes e os seus horizontes na partilha de conhecimentos sobre o empreendedorismo social, instrumento fundamental para a geração de autoemprego.
A Engenheira Ana Jamisse, docente na UniLúrio Business School (UBS), que participou da formação, mostrou-se satisfeita, pois segundo ela, esta foi uma oportunidade para aumentar os seus conhecimentos sobre empreendedorismo social. Com a formação, a docente diz ter aprendido formas de angariar fundos para a materialização de projectos, e adquirido instrumentos para a leitura de oportunidades que o mercado fornece.
Falando na qualidade de convidado, Edgar Chuze, da Ordem dos Contabilistas, desafiou os participantes a desenvolverem essa veia de empreendedores e a identificar os diversos cenários do mundo de negócios para fazer face às diversas dificuldades que podem advir dos seus projectos. Chuze defende a ideia de que empreender pode significar, muita das vezes, correr riscos, perder noites enquanto se desenha uma ideia, assim como estar pronto para tomar decisões que solidifiquem esses projectos.
Embora a formação tivesse uma abordagem teórico-prática, o maior foco foi a prática, de forma a permitir maior envolvimento e compreensão dos participantes, usando sobretudo os trabalhos em grupo.