Reitor da UniLúrio participa das actividades da Festa da Cultura Negra, em São Paulo
O Reitor da UniLúrio, Prof Doutor Francisco Noa, esteve nos dias 14 a 18 de Novembro corrente no Brasil onde, para além de proferir uma palestra na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, participou também em várias actividades de intercâmbio cultural entre Moçambique e Brasil.
Durante a sua estadia no Brasil, Prof. Noa participou da 5a edição da “FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra”, tradicional evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra que ocorreu na Faculdade Zumbi dos Palmares, na cidade de São Paulo, o qual integrou uma mesa temática intitulada “No contexto das políticas públicas”. Fizeram parte desta mesa, autoridades da Faculdade Zumbi dos Palmares e órgãos governamentais brasileiros das áreas de Educação e de Políticas de Igualdade Racial. No momento, o público presente, maioritariamente formado por educadores da rede pública de ensino, apresentou questões relativas às experiências educacionais do Brasil e de Moçambique.
Francisco Noa participou também de uma Roda de Conversa intitulada “África-Brasil: versos em laços”, com dois poetas de cabo-verdianos Filinto Elíseo e Armênio Vieira, a qual foi mediada pela conceituada pesquisadora de literaturas africanas de língua portuguesa, Maria Nazareth Fonseca, professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Na ocasião, os três escritores africanos tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias sobre as influências mútuas entre as literaturas do Brasil e Cabo Verde, o que despertou grande interesse do público, que interagiu com os escritores, colocando questões pertinentes à influência cultural entre os dois países.