FCA recebe monitoria da Embaixada dos EUA
Decorreu, de 3 a 5 de junho corrente, a visita de monitoria e avaliação do Projecto de Capacitação dos Comitês de Gestão de Recursos Naturais sobre Gestão dos Benefícios Oriundos das Actividades de Conservação, financiado pela Embaixada dos Estados Unidos da América.
A monitoria contou com um encontro com o Administrador da Reserva Nacional do Niassa, Baldeu Chande que, na sua intervenção, disse que “os projectos são bem vindos, pois, vão ajudar às comunidades a ter uma nova. Segundo o Administrador, “O distrito tem um grande potencial. Com a recategorização da reserva, as comunidades terão muitos benefícios, e diversas actividades poderão ser desenvolvidas, como a produção de gergelim. O ecoturismo é, também, uma das áreas em que a reserva tem apostado”.
Uma das questões que surgiu do encontro foi: “De que forma iria continuar o projecto, após o fim do financiamento do mesmo pelos EUA?”. O Engo. Remígio Nhamússua, coordenador do projecto, explicou que “O objectivo da Universidade é continuar a apoiar o comitê, de modo que seja um modelo de gestão dentro da Reserva Nacional do Niassa”.
As actividades de monitoria contaram com o estudo do livro “7 hábitos para uma pessoa altamente eficaz” e com a avaliação de todas actividades realizadas pelos membros do comitê, pelos membros do projecto.