UniLúrio doa material para sala de cirurgia ao HGM
No âmbito do projecto “Comunidade Alerta”, a Universidade Lúrio (UniLúrio), através da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), em parceria com a Embaixada do Canadá, doou recentemente material cirúrgico ao Hospital Geral de Marrere (HGM), com vista a colmatar algumas dificuldades que o referido Hospital vem enfrentado.
Do equipamento doado para fortalecer a saúde materno-infantil e diminuir a taxa de mortalidade da mulher, assim como infantil, destaca-se uma mesa operatória, uma lâmpada de sala de operação, uma máquina de anestesia, um aspirador eléctrico, uma lâmpada ginecológica móvel, um Electrocoagulador e dois Ecógrafos, orçados em um pouco mais de quatro milhões de meticais.
Segundo o Director da Faculdade de Ciências de Saúde da UniLúrio, Dr. Celso Fernando Belo, esta iniciativa surge numa altura em que se procura estender e aprofundar relações, criando mecanismos para que o projecto “Comunidade Alerta”, em parceria com o HGM implique melhoria da vida da comunidade.
Para a Directora Geral do HGM, Jorgina de Castro, o equipamento recebido para a segunda sala do bloco operatório significa mais-valia porque “vamos melhorar a nossa taxa de atendimento dos doentes que recebem tratamento nesta unidade sanitária, assim como diminuir as transferências para o Hospital Central de Nampula porque tínhamos uma única sala e escassez de equipamento” - sublinhou.
À margem do material recebido, Jorgina de Castro explica que, desde o ano passado, o HGM tem feito campanhas de sensibilização, para que toda a comunidade tenha informações relativas a disponibilidade dos novos serviços.
Espera-se que, segundo Ernesto Adriano, técnico de manutenção da Electromed, responsável pela montagem do material naquela unidade sanitária, a sala de cirurgia em questão esteja pronta dentro de sete dias.