Atividade inseticida do óleo essencial de cravo-da-índia sobre o caruncho-do-feijão e o gorgulho-do-milho
Carlos F. Jairoce1, Cristiano M. Teixeira2, Camila F. P. Nunes3,
Adrise M. Nunes2, Claudio M. P. Pereira3 & Flávio R. M. Garcia4
1 Universidade Lurio/Faculdade de Ciências Agrárias/Departamento de Protecção de Plantas. Sanga, Moçambique. E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
2 Universidade Federal de Pelotas/Instituto de Biologia/Programa de Pós-Graduação em Entomologia. Pelotas, RS. E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
3 Universidade Federal de Pelotas/Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos/Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção. Pelotas, RS. E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
4 Universidade Federal de Pelotas/Instituto de Biologia/Departamento de Ecologia, Zoologia e Genética. Pelotas, RS. E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Corresponding author)
RESUMO
O caruncho-do-feijão e o gorgulho do milho podem causar grandes prejuízos aos grãos armazenados. Entre as alternativas de controle está a utilização de óleos essenciais de plantas com propriedades inseticidas; objetivou-se, assim, avaliar a eficiência do óleo essencial de cravo-da-índia no controle de S. zeamais e A. obtectus em condições de laboratório. O óleo essencial foi extraído por processo clássico de hidrodestilação e seus constituintes químicos foram identificados por cromatografia gasosa. A eficiência deste óleo foi testada nas doses 35; 17,9; 8,9; 3,6; 1,8; 0,4 e 0,2 μL g-1 (oriundas de um trabalho piloto) no controle dos insetos e determinada a CL50. Os resultados mostraram que o eugenol foi o composto majoritário. O óleo essencial causou 100% de mortalidade para as duas espécies 48 h após o tratamento com as concentrações de 17,9 e 35 μL g-1. A CL50 para A. obtectus foi 9,45 μL g-1 contra 10,15 μL g-1 do S. zeamais. A utilização do óleo essencial de cravo-da-índia representa uma alternativa promissora a ser usada em condições de armazenagem para o manejo integrado de pragas de grãos armazenados.