Cientista da UniLúrio participa de pesquisa da biodiversidade no Planalto de Cheringoma
Harith Farooq segurando um dos maiores enorme predadores reptilianos de Gorongosa
Harith Morgadinho Farook, docente e investigador da Universidade Lúrio esteve envolvido nas últimas semanas, numa pesquisa da biodiversidade no Parque Nacional da Gorongosa, Planalto de Cheringoma, provincia de Sofala.
A referida pesquisa, segundo o relato de Piotr (Peter) Naskrecki, um entomologista ligado ao Museu de Zoologia Comparada da Universidade Harvard (Cambridge, MA, EUA.), tinha o objectivo de documentar a presença de famílias de lagartos que ocorrem na África Austral. Em seu relato, Piotr (Peter) Naskrecki faz referência à incrivel capacidade de Harith Farook na captura de répteis e outros organismos, sem a necessidade de acessórios adicionais, resultando, no final da pesquisa, com a coletada de 47 espécies de lagartos e cobras, ou seja, quadruplicando o número de répteis do Parque Nacional da Gorongosa, conhecidos até então.
O relato completo da pesquisa pode ser acessado, através do seguinte site da National Geographic.
Swynnerton’s amphisbaenian (Chrindia swynnertoni), um lagarto cego subterrâneo, encontrado apenas em Gorongosa e uma pequena área circundante (por Piotr Nascrecki)
Camaleões Flap de pescoço (Chamaeleo dilepis) são comuns na savana
florestas do Planalto de Cheringoma (por Piotr Naskrecki)
Raio lagarto (Nucras sp.), Um dos animais mais rápidos encontrados em Gorongosa. (por Piotr Naskrecki)
Lagarto chapeado (Gherrosaurus major) foi uma das descobertas mais excitantes da pesquisa. (por Piotr Naskrecki)
O macho da girdled lagarto Gorongosa (Cordylus mossambicus) se parece com um jacaré vestindo uma T-shirt cor de laranja. Estes lagartos espetaculares são encontrados apenas em uma pequena área em torno de Gorongosa e as montanhas vizinhas de Chimanimani Zimbabwe, e estão ameaçadas pela perda de habitat e overcollecting para o comércio de animais. (por Piotr Naskrecki)