Conhecimentos sobre cólera em Namicópo, Nampula, Moçambique, 2014
Resumo
Contexto: a Cólera é endémica em vários países com pobres condições de saneamento como Moçambique. O saneamento no bairro de Namicópo é precário e é provável o aparecimento de um surto epidémico de cólera.
Autores: Paulo Pires¹, Ahmed Abdirazak Ahmed², Ivandra Natércia², Lisete Correia², Maida J. Ibraimo², Muhammad H. Remane², Tarmamade Jussub Tarmamade², Yacub I. Ismail².
1- Médico Especialista em Medicina Familiar e Comunitária, Consultor em Clínica Geral e Medicina Familiar, Docente Assistente na Universidade Lúrio, Faculdade de Ciências de Saúde.
2- Estudantes do 3º ano 6º semestre do Curso de Medicina, Universidade Lúrio, Faculdade de Ciências de Saúde.
Resumo
Contexto: a Cólera é endémica em vários países com pobres condições de saneamento como Moçambique. O saneamento no bairro de Namicópo é precário e é provável o aparecimento de um surto epidémico de cólera. A comunidade demonstrou uma atitude negativa face a mortes de causa diarreica ocorridas no passado, vandalizando edifícios governamentais e alegando que a causa das mortes era cólera e a causa desta eram as instituições governamentais.
Objectivo: avaliar o conhecimento da população do bairro de Namicópo sobre a cólera, identificando erros de conceitos e se estes contribuem para o aparecimento da doença.
Metodologia: estudo qualitativo participativo, exploratório, transversal, entrevistando 12 adultos e realizando dois grupos de discussão focal com oito adultos. Os dados foram tratados com o programa informático de análise qualitativa Max qualitative data analysis (MAXQDA). Foram respeitadas todas as orientações da Declaração de Helsínquia, revisão de 2013.
Resultados: os participantes possuem um conhecimento básico acerca da doença porém existem erros de conceito. Em relação à causa a resposta mais frequente foi que a cólera é causada por má higiene pessoal, colectiva ou alimentar. Sobre o tratamento caseiro a resposta mais frequente foi desconhecimento seguido de hidratação oral. Constataram-se erros de conceito sobre a transmissão da cólera (12 participantes), a prevenção (8), causa (3), conceito (2) e tratamento (1). Existe na comunidade a crença de que agentes governamentais são responsáveis por surtos de cólera no bairro.
Discussão: consideramos necessário realizar mais actividades de educação para a saúde junto das comunidades sobre esta doença, incidindo na transmissão e prevenção da mesma.
Palavras-chave: cólera, Namicópo, Nampula, Moçambique.