Um grupo de estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde apresentam óptimo desempenho durante avaliação da assimilação e retenção do conhecimento
Autores: Jorge Josaphat Ferreira, Lukewell Maguta, António Bernardo Chissaca, Inocêncio Fancisco Jussa, Sara Sarajabo Abudo
Trata-se de um estudo prospectivo, realizado na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade Lurio (UniLúrio) em Setembro de 2014 à Março de 2015. O estudo incluiu estudantes dos cursos de graduação (Medicina, Medicina Dentária, Optometria, Farmácia, Nutrição e Enfermagem) que estavam matriculados no segundo semestre do primeiro ano de 2014.
Para avaliar a assimilação e retenção de conhecimentos, foi ministrada uma lição teórica (com projetor multimídia e o programa PowerPoint) na disciplina de Saúde Comunitária, em Setembro 2014, pelo docente Me. Jorge Josaphat Ferreira. Um teste foi administrado em três períodos de avaliação, o primeiro antes da aula teórica (pré-teste), o segundo após a aula/discussão (pós-teste) e o terceiro seis meses depois.
De todos os estudantes (n = 241), matriculados no segundo semestre do primeiro ano do curso, 190 estudantes fizeram o pré-teste, 187 fizeram o pós-teste e 183 fizeram o teste após seis meses. Mas apenas 165 estudantes responderam ao questionário nos três períodos de avaliação e assim foram elegíveis para o estudo. Todas as perguntas mostraram diferenças na frequência de respostas corretas no pré-teste, pós-teste e após seis meses entre todos os cursos. Durante o pré-teste, entre os 165 estudantes o conhecimento sobre a aula teórica era muito pequeno, com uma média de acertos de apenas 32%. O desempenho dos estudantes após a aula (pós-teste) mostra que a capacidade de assimilação do conhecimento em todos os cursos foi consideravelmente alta e similar aos estudantes de outras universidades fora da África. A frequência de respostas correctas após seis meses mostra que a retenção de conhecimento dos estudantes da FCS foi positiva e similar quando comparada com os resultados de estudos realizados em outras universidades do mundo.
A partir deste estudo, pode-se concluir que a capacidade de assimilação e retenção melhora o conhecimento do estudante imediatamente após uma aula teórica com a adição de recursos audiovisuais, e o conhecimento adquirido permanece mesmo que haja uma deterioração com a passagem do tempo. A fim de melhorar o processo de transmissão do conhecimento cabe ao docente tocar a estrutura existente dos estudantes universitários despertando-os para a incorporação de novas idéias, com transformação e refinamento do que já era conhecido
Artigo Original já disponível on-line na plataforma Elsevier e indexado no ScienceDirect
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2444866416300599